Nossos Artigos (Blog)

SPC, SCPC, SERASA e suas diferenças

  • Data: 07/08/2017
O significado de SPC, SERASA e SCPC e suas diferenças, são questionamentos que muitas pessoas fazem e ainda hoje é sinônimo de dúvidas.
SPC, SERASA e SCPC são empresas que fornecem dados de todas as pessoas negativadas no Brasil.
Cada uma possui sua base de dados, então é possível que seu nome esteja negativado em uma base e não esteja nas outras.
SPC, Sistema de Proteção ao Crédito, foi fundado em 1955 e é patrocinado pelas associações comerciais, especificamente as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Nessa base você consegue mais informações de inadimplentes do comércio em geral.
SERASA foi criado em 1968 com uma parceria entre a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) e Assobesp. Hoje pertence à empresa irlandesa Experian, por isso o nome foi alterado para Serasa Experian.
SCPC, Sistema Central de Proteção ao Crédito, foi criada pela união entre Associação Comercial de São Paulo, Fundo Brasileiro de Investimentos TMG Capital, Equifax, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.
Tanto o SPC quanto o SERASA e SCPC registram informações pessoais tais como nome completo, endereço, cheques devolvidos ou roubados, entre outras.
A função básica dessas empresas é fornecer às lojas, bancos e outras empresas, dados atualizados de restrições de créditos, para evitar mais inadimplências.
O prazo de negativação é de 5 anos e após esse prazo o SPC, SCPC e SERASA são obrigados a retirar as informações dos débitos de seus clientes e com isso a pessoa fica com seu nome limpo.

Compartilhe este post


446

Clientes Satisfeitos

1031572

Consultas Realizadas

381620

Riscos de inadimplências evitados

12

Anos de Sucesso

© 2016 MegaCheque. Todos os direitos reservados